domingo, 7 de fevereiro de 2010

PLATAFORMA CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO DO HOSPITAL DE DONA ESTEFÂNIA E DE UM NOVO HOSPITAL PEDIÁTRICO PARA LISBOA



O Grupo Municipal do PPM, na pessoa de Gonçalo da Camara Pereira, recebeu no dia 27 de Janeiro o Professor Gentil Martins e a Dr.ª Teresa Rocha da PLATAFORMA CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO DO HOSPITAL DE DONA ESTEFÂNIA E DE UM NOVO HOSPITAL PEDIÁTRICO PARA LISBOA.

Contrariando a intenção do Governo de encerrar o único hospital pediátrico especializado de Lisboa (e do Sul do país), a plataforma tem vindo a aglutinar o apoio de milhares de pessoas, desde profissionais de saúde, a cidadãos de Lisboa, num movimento cívico crescente contra a posição do Ministério da Saúde em integrar os serviços de pediatria num hospital de adultos construído de raíz.

O Grupo Municipal do PPM considera não fazer nenhum sentido essa pretensão governativa, porquanto em todo o mundo civilizado é prática a separação física e autónoma das valências de pediatria – decorrente, aliás, da experiência acumulada dos profissionais de saúde que assim o indica.

O Grupo Municipal do PPM assume o compromisso de se empenhar claramente no apoio às justas posições da plataforma, nomeadamente sensibilizando as restantes forças políticas, com assento na Assembleia Municipal, para aORGANIZAÇÃO DE UM GRANDE DEBATE PÚBLICO no Fórum Lisboa, o mais breve possível e, entre outras, expressa a sua concordância em que seja:


  1. Construído um novo Hospital Pediátrico de Lisboa no parque hospitalar de Chelas, próximo do futuro Hospital Geral de adultos (Todos os Santos);

  2. Transferido o Hospital de Dona Estefânia na sua totalidade para um edifício autónomo e desenhado exclusivamente para as especificidades de assistência pediátrica;

  3. Mantido o edifício e o espaço do Hospital, bem como a designação de Dona Estefânia como património da Cidade de Lisboa, da criança, da sua dignidade e da sua condição.




Sem comentários:

Enviar um comentário