terça-feira, 8 de novembro de 2011

FIM DA RECOLHA DE LIXO AO SÁBADO?

Lisboa 8 de Novembro de 2011                       

Nestes últimos dias têm vindo a público algumas noticias que para o Grupo Municipal do PPM são muito preocupantes e que merece a nossa melhor atenção.


Uma delas é a intenção do Senhor Presidente da Câmara, reduzir o horário de trabalho para 4 dias por semana, de alguns serviços, com um corte salarial de 20% do vencimento base. O Senhor presidente diz que esta medida só será aplicada com a concordância dos trabalhadores. Ora se estes funcionários já vão sofrer de uma redução salarial de 5% e da suspensão nos próximos 2 anos do subsídio de férias e de natal, não nos parece que vá ter alguma anuimento. Então o governo, no sentido de aumentar a produtividade e a competitividade quer aumentar o horário de trabalho diário em mais 30 minutos e o Senhor Dr. António Costa quer agora quer diminuir para menos 1 dia por semana. Parece-nos que está um bocadinho confuso…

Outra situação é a extinção do serviço remunerado dos agentes da PSP nos estabelecimentos nocturnos na Zona do Bairro Alto. Toda a gente sabe que esta zona é uma zona em que a segurança durante a noite é essencial. É uma zona onde passam milhares de jovens e turistas durante a noite, onde há tráfico de droga e assaltos,não nos parece de todo correcto estar a extinguir o policiamento nesta zona histórica da cidade. É obrigação da autarquia dar um mínimo de segurança aos residentes e aos visitantes que por ali passam.

O Grupo Municipal do PPM apresenta hoje uma moção contra o fim da recolha do lixo ao sábado, outra noticia que nos deixou perplexos. Oh Sr. Presidente, espero que não tenha nenhum Restaurante por baixo de sua casa… Porque como todos sabemos os Restaurantes ao fim de semana, por terem mais clientes, produzem mais lixo que aos dias de semana. Isto é um atentado á saúde pública, então durante 2 dias seguidos não se recolhe o lixo? E onde fica? No meio da rua? Um chamariz para ratos, ratazanas, baratas e outras pragas… Vai ter de aumentar o numero de contentores? O que deveria de existir era uma boa gestão da recolha de resíduos urbanos, regras, fiscalização e fazer uma boa campanha de sensibilização nos bairros. Se o objectivo é reduzir os dias de recolha, porque não fazer a recolha em dias alternados? 2 Dias de seguida e ao fim de semana pode por em causa a saúde pública. A nossa moção prende se ao facto de solicitar um estudo de impacto ambiental e na saúde pública destas medidas, já que foi somente pedido um estudo de impacto financeiro. Relativamente à fiscalização, se houvesse tantos trabalhadores do lixo como há fiscalizadores na EMEL Lisboa seria a cidade mais limpa da Europa.

O Deputado Municipal

Gonçalo da Camara Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário