António de Jesus Ferreira nasceu no dia 24 de Dezembro de 1959.Oriundo de uma família de tradição circense, de teatro e musica, António ou “Tony Manducas” como ele gosta de ser chamado, iniciou-se na arte circense com apenas 5 anos, onde se destacou no equilibrismo e comédia.
Em Portugal trabalhou no Circo Mariano, Circo Quinito no Coliseu dos Recreios de Lisboa, Coliseu do Porto, entre outros.
Aos17 anos viaja para Itália para fazer parte da companhia de circo Darix Togni, dando assim o salto para uma grande carreira internacional, trabalhando com as mais prestigiadas companhias de circo: Circo Roncalli, Circo Krone, Circo Du Soley, Circus Scott, Circus Conelly entre muitos outros.
Tony adquiriu assim uma vasta carreira artística que tem sido apreciada e aplaudida em inúmeras casas de espectáculos pelo mundo inteiro, sendo agraciado com os mais prestigiados prémios da arte Circense, entre os quais destacamos apenas alguns:
Festival de Circo de Montecarlo – Por duas vezes recebe o Palhaço de Prata, pelas mãos da Família Real do Mónaco.
Festival de Circo de Verona Itália - a Estrela de Prata
Belgium Festival - Artista do ano
Budapest Festival - Premio Especial dado pelo Ministerio de Cultura
Festival de Circo Grenoble, - Medalha de Ouro
A organização de Teatros Gop na Alemanha, homenageou Tony com o Premio Carreira que lhe foi entregue pelo Exmo. Sr. Vice-Cônsul de Portugal em Dusseldorf no ano 2008.
Está reconhecido no Livro Guinness World Records, por ser o único acrobata que fez 10 pranchas.
O Grupo Municipal do PPM, , propõe que a Assembleia Municipal, reunida em Sessão Ordinária, no dia 13 de Setembro de 2011, recomende à Camara Municipal de Lisboa a atribuição da Medalha Municipal de Mérito a António de Jesus Ferreira pela difusão da sua arte além fronteiras, onde honrou e elevou sempre o nome de Portugal e de Lisboa e onde regressou e regressa sempre que a vida o permite, ao Ex-Parque dos Artistas em Carnide, tendo aí casado e constituído família.
Grupo Municipal PPM
Lisboa, 13 de Setembro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário